terça-feira, 7 de julho de 2015

Caros amigos, 

Começo minha defesa mostrando como recebi a secretaria de Assistência Social, em novembro de 2010. Solicitei ao corpo técnico, constituído de funcionário de carreira da prefeitura, um levantamento minucioso de todos os contratos e convênios vigentes. Foram identificados 8.500 contratos em situação irregular, sem prestação de contas adequada e sem qualquer supervisão. Alguns, inclusive,  com mais de 10 anos sem a devida prestação de contas. 

Encaminhei o relatório à Controladoria do Município e ao Prefeito. Até onde eu sei, nenhuma providência concreta foi tomada, o que configura crime de responsabilidade. Certamente, o prefeito não quis se ocupar disso porque estava cuidando da sua campanha para a reeleição. Tudo indica que as irregularidades na Assistência vinham de longa data e eu sinalizei a situação quando assumi a pasta. A partir daí, passei a cobrar prestação de contas mensal de todas as ONGs, estabeleci controle de preço para insumos e alimentos e fiz processo seletivo para todos os convênios. Nenhuma ONG entrou na Assistência na minha gestão. No mínimo, a maioria já trabalhava para a prefeitura desde 2005. A verdade é que fui colocado como "boi de piranha" nessa história para , quem sabe, encobrir muitas irregularidades. 

Aqui estão as cópias do relatório que entreguei às autoridades competentes. Aliás, vale ressaltar que entreguei, também, uma cópia desse documento, em outubro de 2014, à promotora Gláucia Santana, responsável pelas ações contra mim. Também publico aqui declaração do Tribunal de Contas do Município que prova que não há nenhuma condenação ou multa contra mim. E carta do presidente da Casa, SR. Thiers Vianna Montebello, expedida na data de hoje, que revela que 30 contratos estão em fase de tomada de contas especial, o que contraria as notícias de que houve desvio em 49 contratos, num total de R$ 155 milhões.  Repito: não são 49 contratos e sim 30 e, ainda,  não há conclusão da sindicância. Dessa forma, não posso ser acusado de desvios.




0 comentários: