terça-feira, 31 de julho de 2012

Trabalhar não é coisa de criança

É uma notícia para comemorarmos. Segundo relatório divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), 14 estados brasileiros podem erradicar o trabalho infantil até 2015. De acordo com a organização, desde 2004, o Rio de Janeiro e mais oito estados apresentam indicadores tão baixos que sequer têm significância amostral. No nosso estado, o número de crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos caiu de 152.746 em 2000, para 138.702 em 2010.

O município do Rio também está participando ativamente dessa luta. Atualmente o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) atende 3.068 crianças e adolescentes, em quase 200 Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) espalhados pela cidade.

Na II Conferência Global contra o Trabalho Infantil realizada em 2010, na Holanda, foi definido um roteiro para que todos os países reduzissem os índices e acabassem com tudo, desde os serviços domésticos, à exploração sexual, atividades ilícitas e trabalho forçado e obrigatório. Em 2013, Brasília vai sediar a III Conferência, na qual vamos avaliar o que está sendo realizado para isso. Sem dúvida, precisamos ainda correr muito atrás, mas estamos no caminho para alcançar nossa meta. Afinal, trabalhar não é coisa de criança.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Mais crianças na escola, já!

Os dados assustam. Matéria que saiu hoje no O Globo mostra que o Brasil ainda tem 1 milhão de crianças sem escola. Os números do Censo do IBGE indicam ainda que, embora o problema seja mais grave nas regiões Norte e Nordeste e na região Sudeste há 83% entre 4 e 5 anos estudando, nenhum estado conseguiu incluir todas as crianças de 6 a 14 anos na escola. São 3% do total da faixa etária. O problema é maior entre a população mais pobre e com crianças com algum tipo de deficiência.

Se incluirmos as que estão na faixa de 4 e 5 anos e os jovens de 15 a 17, que passam a fazer parte da faixa etária de escolaridade obrigatória a partir de 2016, esse número aumenta para 8%, ou seja, cerca de 3,8 milhões de crianças e jovens que estão longe da escola. Isso não poderia mais existir no Brasil. Precisamos fazer valer a Constituição de 1988 que diz que as crianças têm que ter garantido o direito à educação.

Os dados mostram também que cerca de 62% das crianças e adolescentes que não estudam já frequentaram um dia a escola mas abandonaram os estudos. Entre as razões mais citadas por especialistas estão a repetência, a gravidez precoce, a necessidade de trabalhar e a falta de interesse. Precisamos reverter isso urgentemente, tornar a escola um espaço prazeroso que faça com que esses jovens ingressem, retornem e permaneçam. E lembrar que a educação é um direito de todos.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

É hoje!!

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Londres 2012 começam hoje. Durante 17 dias de competições, cerca de 10 mil atletas de 192 países serão protagonistas do maior espetáculo esportivo do planeta. Desse número, 259 são brasileiros! Embora a cerimônia de abertura comece daqui a pouco no Estádio Olímpico, o Brasil já começou fazendo bonito tanto no jogo da Seleção Feminina de futebol anteontem, quanto na Seleção masculina ontem, que começaram ganhando.

Hoje pela manhã, a presidenta Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes visitaram o Crystal Palace, o local de treinamento da equipe brasileira e do Time Rio, projeto da Prefeitura do Rio que dá suporte a atletas de alto rendimento que treinam na cidade.

A cerimônia de abertura vai contar com a participação de Paul McCartney, o astro Daniel Craig, ator dos filmes de James Bond e, é claro, a presença da rainha Elizabeth, entre outras surpresas. O público brasileiro pode acompanhar a transmissão ao vivo pela Rede Record, Record News e pelo R7. Vamos todos torcer pelos nossos atletas! Há grandes chances do vôlei e do vôlei de praia, futebol, basquete masculino, handebol feminino, sem contar o judô, vela e natação, esportes que tradicionalmente conquistamos medalhas. 

Londres 2012 também vai ser uma espécie de vitrine para nós e servir como pontapé inicial para o Brasil se consolidar entre os tops 10 no mundo daqui a quatro anos, quando acontece o Rio 2016. Até dia 12 de agosto, Londres é a capital mundial dos esportes. É emocionante pensar que daqui a quatro anos seremos nós!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Professores na luta contra as drogas

Os professores das redes municipal e estadual vão ser orientados sobre os cuidados que a escola deve ter para manter crianças e jovens afastados das drogas. Uma parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça, com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), através do Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas da Universidade de Brasília, está proporcionando aos educadores da rede pública um curso de Prevenção do Uso de Drogas. A ideia é capacitar os educadores para abordar a prevenção do uso de drogas na sala de aula.

A Secretaria Municipal de Educação incentiva que os educadores da rede municipal participem do curso, que visa complementar a política de combate às drogas já adotada pela secretaria, com o projeto Língua Solta, que dialoga principalmente com os estudantes sobre temas polêmicos. A atividade é desenvolvida com alunos de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental, em roda de conversa sobre bullying, sexualidade, violência e drogas.

Esta é a 5ª edição do Curso de Prevenção do Uso de Drogas, que será realizado à distância entre agosto deste ano e abril de 2013. Tem carga horária de 180 horas e é composto por quatro módulos temáticos e um módulo de acompanhamento à implementação do projeto de prevenção elaborado no decorrer do curso. A batalha contra as drogas é de todos. É importante que os educadores sejam capacitados e orientados sobre os cuidados que se deve ter para manter as crianças e adolescentes bem longe do vício. Professores, participem! Ainda dá tempo. As inscrições estão abertas até o dia 30 de julho no site.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Capacitação profissional para quem precisa!

Pessoal, atenção para essa dica porque as inscrições vão até sexta-feira, dia 27! A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE), está com 1.636 vagas abertas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), de qualificação e formação profissional em diversas áreas. 

A iniciativa é voltada para beneficiários do Cadastro Único da Assistência Social (CadÚnico). Os interessados devem se inscrever das 9h às 17h, em cinco Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda da SMTE, portanto carteira de identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Comprovante de Residência e o número do NIS.

Dentre os cursos profissionalizantes estão os de operador de telemarketing, pintor de obras ou de automóveis, soldador, eletricista, pedreiro de alvenaria, auxiliar de operações em logística, operador de computador, costureiro, modelista, confeccionador de bolsas e bijuterias, dentre outros.

Todos os usuários terão gratuidade nas mensalidades, material didático, transporte e alimentação durante os cursos. Mais informações sobre a iniciativa nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) do município.
Confira abaixo os endereços dos Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda da SMTE:

Tijuca – Rua Camaragibe, 25

Méier – Rua Vinte e Quatro de Maio, 931

Ilha do Governador – Estrada do Dendê, 2.080

Jacarepaguá – Estrada do Guerenguê, 1.630 – 2º andar

Campo Grande – Rua Barcelos Domingos, 162

terça-feira, 24 de julho de 2012

Assistência Social combate o crack nas regiões de Manguinhos e Jacarezinho


segunda-feira, 23 de julho de 2012

Mais fiscalização para os parques

Quase um ano após a morte de dois adolescentes, que foram atingidos por um pedaço de um brinquedo que se soltou de sua estrutura, no parque de diversões Glória Center, o RJ TV em parques de diversões nos relembrou a tragédia. Hoje, os donos serão julgados pelo acidente que matou dois e feriu outros sete adolescentes no parque localizado em Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio. Mas, o mais preocupante é perceber que, mesmo com a tragédia, alguns parques de diversão da cidade se apresentam em mau estado de conservação.

E isso não pode acontecer. Um lugar onde os pais levam seus filhos para se divertir, e onde teoricamente é um espaço para promover alegria, não pode possuir fios soltos, brinquedos quebrados e equipamentos em péssimo estado de manutenção. Pior, não pode provocar a morte de crianças e adolescentes. Isso é inadmissível. Acidentes como o que aconteceu no Glória Center, no Rio, ou o que houve no início do ano no Hopi Hari, localizado no interior de São Paulo, que também causou uma morte numa adolescente não podem acontecer. Os órgãos que fiscalizam esses locais têm que ficar atentos e os parques precisam se adequar às condições exigidas de segurança.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

“Crack, é possível vencer” completa dois meses de ocupação social no Morro Santo Amaro

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) completou ontem, dia 20, o segundo mês de ocupação social do Morro Santo Amaro, no Catete. A iniciativa pioneira, que faz parte do programa “Crack, é possível vencer”, do Governo Federal, teve início em 18 de maio e contou com o apoio da Força Nacional e demais órgãos governamentais e de segurança pública.

Ao longo desse período, assistentes sociais, psicólogos, educadores e agentes comunitários de seis centros de assistência social do município acolheram 3076 pessoas, sendo 2844 adultos, 56 idosos, além de 157 adolescentes e 19 crianças. Todos foram encaminhados para as unidades de abrigamento da Rede de Proteção Especial do município. Os adultos foram para o abrigo de Paciência e as crianças e os adolescentes para a Central de Recepção Carioca, no Centro. Aqueles jovens identificados com alto grau de comprometimento com a dependência química foram conduzidos para tratamento nas unidades de abrigamento compulsório.

Os profissionais da SMAS também trabalharam para atender as principais demandas dos moradores, como a inserção em programas sociais como Bolsa Família e Cartão Família Carioca, além de orientações para questões jurídicas, fundiárias, habitacionais, emissão de documentos, entre outras. No total, foram 858 ações, entre as quais 146 atendimentos sociais, 88 atendimentos no container, 46 inclusões no cadastro único, 25 visitas de acompanhamento familiar, entre outras.

Com a ocupação do Morro Santo Amaro, agentes de segurança desmantelaram uma cracolândia no alto do morro e uma estação clandestina de TV a cabo. A polícia encontrou ainda radiotransmissores e bombas caseiras no interior da comunidade. Também foram apreendidas facas, cachimbos e pequena quantidade de crack, cocaína e maconha.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

De olho nas operadoras

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tomou ontem uma decisão inédita: proibiu a venda de novas linhas de três empresas de telefonia celular, a Claro, a TIM e a Oi. A partir de segunda-feira (23), a Tim não vai poder vender novos chips no Distrito Federal e em 18 estados, incluindo o Rio de Janeiro. A Oi, em cinco, e a Claro, em três, inclusive em São Paulo, o maior mercado do país. A proibição das vendas foi tomada após avaliação das empresas nos últimos seis meses. Um dos maiores problemas é a interrupção das chamadas no meio do telefonema, assim como a quantidade de reclamações dos consumidores que não são resolvidas.

A notícia surprendeu a todos. Esta é a primeira vez que são suspensas as vendas de três operadoras de uma só vez. Somadas, elas detêm 70% do mercado de telefonia móvel no país. Mas é muito importante que a agência tome medidas como essa ao comprovar que as operadoras não estão cumprindo os serviços. Fiz um requerimento à Anatel pedindo uma série de dados sobre o funcionamento de todas as operadoras no RIO. Dependendo da resposta, vou pedir a proibição da venda de todos os chips no RIO até que o serviço melhore.

A partir de agora, a operadora que não respeitar a proibição vai pagar multa de R$ 200 mil por dia. E para voltar a vender, as empresas têm que apresentar em até 30 dias, um plano detalhado de melhoria da prestação de serviço, que leve em conta a melhoria na rede, a diminuição drástica no número de não-completamento de chamada e, principalmente, solucionar o problema das reclamações nos call centers. A Anatel está cumprindo o seu dever. As empresas têm que atender bem o cliente, e o consumidor não pode ser lesado. Estamos de olho! 

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Rio tem queda na taxa de homicídios

O Rio de Janeiro deixou de ser o estado que mais mata jovens. Os números são do "Mapa da Violência 2012 - Crianças e Adolescentes do Brasil", publicada hoje no jornal O Globo. O estudo do pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz, coordenador de Estudos sobre a Violência da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) no Brasil, mostra que de 2000 até 2010, a taxa que era de 25,9 assassinatos por cada grupo de 100 mil habitantes na faixa etária de zero a 19 anos, caiu 33%, passando para 17,2 assassinatos a cada 100 mil, levando o estado à décima colocação.

Não há ainda um consenso em relação às causas da diminuição, mas segundo os especialistas, há uma série de fatores, que incluem desde novas estratégias de combate à criminalidade, como a implantação das UPPs e a criação da Divisão de Homicídios (DH), o declínio do poder do tráfico, ao aumento nos investimentos sociais e a estabilização da economia.

A queda no número de violência ainda está muito longe do ideal. Nesse estudo, queremos perder e ficar lá no final, entre os últimos. Mas não deixa de ser reconfortante saber que o nosso estado deixou de ficar entre as primeiras colocações e está conseguindo controlar a taxa de homicídios.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Representando o Brasil

Dois garis que trabalham na Comlurb do Rio estamparam as manchetes esta semana. O primeiro foi o Jorge Veloso, de 50 anos, que no último fim de semana, foi eleito Mister Rio 2012, nas categorias Culturismo Clássico (acima de 1,80m) e Master (acima de 50 anos), e levando também o título de Mister Brasil  2012 na categoria Master. Jorge é um exemplo de determinação. Fiquei impressionado com a garra dele, que sai de casa à meia-noite para trabalhar na Comlurb; emenda no segundo emprego pela manhã, fazendo bico na limpeza de uma escola e, depois, no terceiro, como entregador de quentinhas na Zona Sul. Mesmo assim ainda arruma tempo para treinar duras horas por dia.

O segundo é o nosso já famoso Renato Sorriso. Merecidamente ele foi convidado pela organização das Olimpíadas de Londres para participar da cerimônia de encerramento. No dia 12 de agosto, ele vai aparecer varrendo o chão do estádio, quando um guarda britânico tentará retirá-lo de cena. Nessa hora, entra uma bateria de escola de samba, acompanhada por imensos surdos, pandeiros e tamborins iluminados e flutuando no estádio. Aí o samba toma conta passando a tocha para o Rio, palco dos jogos em 2016.

Sem dúvida, ambos merecem todo o reconhecimento! Sorriso é uma das figuras mais simpáticas do Carnaval carioca. Já o excelente desempenho no fisioculturismo garantiu a Jorge o direito de disputar os campeonatos sul-americano e mundial. Torço para que ele continue com essa disposição e que empresários se sensibilizem com a história e ofereçam patrocínio para que ele possa se dedicar mais ao treinamento para uma competição internacional. Dois garis e duas histórias fascinantes.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Madureira virou point de skatistas

Olhem que fantástico: o Skate Park Jorge Luiz Souza "Tatu", além de estar atraindo skatistas de vários bairros da cidade, também está chamando visitantes de outras cidades, até de outros estados como São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal. Localizado dentro do Parque Madureira, o circuito já se tornou referência em design, versatilidade, modernidade e acabamento entre os amantes do skate. E não é para menos: foi projetado com as dicas dos melhores skatistas do País e é completo, atendendo a todas as modalidades.

Os skatistas têm muito o que comemorar. Ganharam um lugar que tem tudo e para todos os gostos: pista bowl, ladeira para downhill e uma street plaza moderníssima (que usa equipamentos urbanos como obstáculos).É a segunda maior pista de skate do País, com  3.850 m², perdendo apenas para a pista de São Bernardo do Campo, em São Paulo.  A partir de agora, a ideia é a criação de um calendário de eventos no espaço, com campeonatos em Madureira, incluindo etapas de eventos internacionais.

E se não bastasse ter tudo isso, ainda é ecologicamente correta. A pista foi projetada para captar a água das chuvas, que é acumulada e reaproveitada na irrigação do parque. Esse projeto é realmente muito bacana. A cidade ganhou mais um novo point de skatistas. Agora a onda é dar um rolé em Madureira.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

22 anos de Estatuto!

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa hoje 22 anos. Sem dúvida, é uma data que merece muita comemoração. O ECA prevê uma série de direitos e deveres de crianças e adolescentes, pais, conselheiros tutelares, entre outros. Estabelece, por exemplo, o direito à saúde, à educação, à convivência familiar, além de questões relacionadas às políticas de atendimento, às medidas de proteção e socioeducativas.

Embora tenhamos uma lei que é considerada uma das mais modernas e protetivas do mundo, ainda temos um longo caminho a percorrer. Nosso maior obstáculo é a implementação efetiva, ou seja, colocar tudo o que está ali tão bem definido no papel, em prática. Crianças e adolescentes fora da escola, nas ruas entregues ao vício, explorados, arrimo de família ou em situações precárias e de vulnerabilidade não deve e não pode acontecer. 

São 22 anos de vida! Temos que festejar, mas precisamos que todos se conscientizem dos seus direitos e deveres para que o o Estatuto da Criança e do Adolescente seja respeitado e cumprido como deve ser.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Combate ao crack na Zona Oeste

Para combater o crack, essa epidemia que infelizmente está invadindo os grandes centros urbanos, a luta tem que ser diária. No Rio, a Secretaria Municipal de Assistência Social continua o trabalho, que começou há 1 ano e 3 meses. Na manhã de hoje, a SMAS realizou mais uma operação de combate ao crack e retirada de população em situação de rua nos bairros de Realengo e Padre Miguel, na Zona Oeste. No total, foram realizados 16 acolhimentos, sendo 15 adultos e um adolescente.

A operação começou no prédio da antiga 33ª DP, que está abandonado e onde usuários de crack utilizam as instalações da delegacia para consumo da droga. As pessoas ficam na carceragem desativada, cercada por lixo por todos os lados. O local é degradante. No mesmo espaço onde se drogam, comem e fazem as necessidades. Hoje, foram acolhidos 9 adultos no local, na ação realizada por 27 funcionários da SMAS com o apoio de agentes do 14º BPM.

Depois, a equipe seguiu para o entorno da estação de Padre Miguel, onde 6 adultos e um adolescente foram retirados das ruas. Essa batalha contra o crack é árdua. Infelizmente, a maioria dos adultos retorna ao vício. Mas é bom ver que o combate continua sendo realizado pela SMAS. A luta tem que continuar.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Adeus, Dom Eugenio

Fiquei muito triste com a notícia da morte do arcebispo emérito do Rio, Cardeal Dom Eugenio Sales, que morreu anteontem e será enterrado hoje às 15h, na Catedral Metropolitana. Durante as três décadas em que esteve à frente da Arquidiocese do Rio, Dom Eugenio desenvolveu um trabalho digno de aplauso, que eu e todos os cariocas acompanhamos nesses 69 anos que ele dedicou ao trabalho eclesiástico.

Nos anos duros da ditadura militar, entre 1976 e 1982, de maneira silenciosa e discreta, ele abrigou mais de quatro mil pessoas perseguidas pelos regimes militares, não só do Brasil, como em outros países vizinhos. Os pedidos de abrigo de refugiados políticos eram tantos, que ele autorizou o aluguel de quartos e apartamentos em vários bairros da cidade. E salvou muitas vidas, oferecendo moradia, assistência médica, jurídica e ajudando nos gastos.

O que mais me chamava atenção era a preocupação social que ele tinha. A Campanha da Fraternidade, por exemplo, foi uma de suas iniciativas. No início do sacerdócio, ainda no Rio Grande do Norte, seu estado natal, ajudou a criar os primeiros sindicatos rurais na região. Também era um visionário e um grande empreendedor. Quando assumiu a Arquidiocese do Rio na década de 70, mandou construir um prédio para reunir os serviços da Igreja, e criou dezenas de pastorais: a Pastoral do Menor, a das Favelas, a Penal, a do Turismo. Sempre defendendo a liberdade e os direitos individuais. Independente da corrente religiosa de cada um, nós perdemos um grande homem.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Sim ao desarmamento!

Ontem, foi o Dia Internacional de Destruição de Armas de Fogo. E para marcar a data, foi realizada a Operação Rolo Compressor no Sambódromo do Rio, na qual foram destruídas 37.300 armas provenientes de apreensões e entregas voluntárias. É mais um round na luta contra o desarmamento, promovendo a destruição de equipamentos que geram violência e dando continuidade ao processo de pacificação do Rio de Janeiro.

Mas a ideia é avançar cada vez mais na campanha e reduzir a quantidade de armas em circulação para que não caiam nas mãos de criminosos. Atualmente existem 2037 postos de coleta em todo o Brasil. E é fácil, fácil participar. Se você tem uma arma em casa, entregue a sua. Se conhece alguém que tenha, divulgue. Ou melhor, entre no site Entregue Sua Arma ou no site da Polícia Federal. Além de estar contribuindo por uma vida sem violência, você ainda pode ganhar de R$100 a R$300 por arma devolvida!

Estamos no 4º lugar no ranking nacional de entrega de armas, atrás dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Bahia. Estar no 4º lugar no ranking nacional não é nada mau. Mas, como carioca eu quero mais! Que tal deixarmos o nosso Estado sem armas e na primeira colocação? Vamos dar um Sim ao desarmamento! Essa é uma campanha que todo brasileiro que tem amor à vida e é contra a violência deveria abraçar. Os postos de coleta também funcionam nas delegacias do Rio.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Rocinha vai ganhar parque ecológico

Mais uma notícia maravilhosa para a nossa cidade. A Rocinha, que já faz parte do roteiro turístico da cidade, vai ganhar um motivo a mais para se tornar definitivamente um point para quem vem conhecer o Rio. A partir de outubro, os turistas não irão ao local apenas para contemplar a vista deslumbrante e conhecer a favela, que é uma das maiores do mundo. Mas também conhecer o Parque Ecológico da Rocinha, que contemplará uma área de 8.700 metros  
quadrados!

Com o projeto, que tem como objetivo preservar o meio ambiente e contribuir para a manutenção do ecossistema da floresta, o local vai ganhar áreas de lazer e esporte, pracinha com brinquedos, ciclovia, bosques, anfiteatros, ecotrilhas, áreas de ginásticas e até churrasqueiras. E não é só. A ideia é desenvolver a noção de sustentabilidade e conscientização para quem vive ali. Os moradores também vão ganhar um ecocentro, com aulas de educação ambiental, sala de conferência, uma biblioteca equipada com computadores e uma pracinha para idosos.

É muito bom saber que a Rocinha vai ganhar um projeto tão bacana, que contará ainda com um teleférico integrando a favela a São Conrado. Com o Parque Ecológico, será
preservada a Mata Atlântica e o crescimento da área urbana será controlado de forma organizada. Quem ganha com esse parque somos todos nós. Além dos inúmeros benefícios para os moradores, também estamos ajudando a preservar o meio ambiente. Viva a Rocinha!

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Deixem as crianças se livrarem do crack!

Confira aqui no blog a íntegra do meu artigo publicado hoje, dia 6, no jornal O Dia, sobre a atuação da Secretaria Municipal de Assistência Social no combate ao crack na cidade do Rio de Janeiro.

Há mais de um ano, a prefeitura trava verdadeira batalha contra o crack, adotando o abrigamento compulsório como um dos caminhos para livrar pequenos cidadãos desse vício maldito. Já foram feitos 4.496 acolhimentos, sendo 3.853 de adultos e 643 de jovens, em diversas cracolândias. Atualmente, 120 crianças e adolescentes estão sendo cuidados e tendo a oportunidade de viver dignamente, bem alimentados, tratados de suas inúmeras doenças adquiridas nas ruas, do seu vício, recebendo carinho e já resgatando os laços familiares.

Ainda assim, 'sociólogos de sofá' insistem em fazer questionamentos infundados. Muitos, inclusive, sem nunca terem passado pela porta de uma unidade. Solução, também, não dão nenhuma. Levar essas crianças e adolescentes para instituições dirigidas por policial aposentado, medicar por telefone, ausência de protoco-lo, pessoal e resultados são algumas das acusações.

Talvez fosse melhor designar alguém ligado ao tráfico de drogas para a direção das casas? Deixá-los nas famigeradas cracolândias esperando que resolvessem se tratar, também, poderia ser melhor? Cabe a mim informar que todos os jovens que chegam às instituições recebem atendimento de médicos, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais preparados para esse trabalho. Tudo regido por um Plano Político Pedagógico, que dá as diretrizes do trabalho, para garantir a assistência integral a eles.

O objetivo para Prefeitura do Rio é salvar vidas. Todas as unidades sempre foram abertas à fiscalização e à mídia, nacional e internacional. Não há o que esconder, só a evoluir. Para a Secretaria de Assistência Social, estarrecedor é deixar crianças e adolescentes de todas as regiões da cidade à própria sorte nas cracolândias. Pode ser que, com esses esclarecimentos, alguns políticos de gabinete entendam que o quadro deprimente desenhado por jovens e famílias inteiras dependentes do crack e está nas ruas, bem embaixo de seus narizes.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Novo camelódromo da Central do Brasil

Os vendedores que trabalhavam no camelódromo da Central e que perderam duas barracas e mercadorias num incêndio, em abril de 2010, tiveram, ontem, seus espaços de volta. A área do novo camelódromo fica a cerca de 200 metros do terreno onde funcionava o antigo. O Mercado Popular Leonel de Moura Brizola, tem 607 boxes de alumínio, com banheiro e almoxarifado, oferece condições dignas a quem frequenta. Perto do Túnel João Ricardo, funciona em dois prédios de três andares cada, com os blocos  ligados por uma passarela. 

Com um investimento de  R$ 12,3 milhões, o local conta com praça de alimentação, jardim e horta num dos blocos. No outro, há mais 150 boxes, banheiros, sala de administração, praça de alimentação, terraço com jardim e uma horta. O local também conta com quatro salas para cursos e elevador.

Todo trabalhador merece condições assim para trabalhar!!

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Pena dobrada

A jornalista Berenice Seara publicou em sua coluna no jornal Extra de hoje, a proposta que apresentei de mudança na Lei que rege a Política Nacional Antidrogas, que já está tramitando no Congresso Nacional. Eu defendo dobrar a pena para quem for flagrado vendendo, armazenando ou transportando crack, que passaria a ser de dez a 30 anos de prisão.

Durante a temporada em que estive na Secretaria Municipal de Assistência Social, realizamos frequentes operações para reprimir a proliferação das cracolândias e vimos a importância de oferecer ajuda especializada aos usuários que perambulam por essas áreas. Principalmente a internação compulsória de crianças e adolescentes viciados, que é um passo determinante na nossa luta contra a epidemia da droga.


Mas, infelizmente, só isso não basta. Precisamos que todos entrem nessa batalha. O uso do crack é uma triste e preocupante realidade e temos que combater de todas as formas. Adultos, adolescentes e crianças que consomem crack se transformam em verdadeiros zumbis, sem vida ou perspectivas de futuro. E dobrar a pena para quem comercializa esse veneno é mais um passo de grande importância na nossa luta para continuar salvando vidas. 

 

Não ao crack! E pena dobrada para os criminosos.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Transolímpica começa amanhã

Pegando carona nas obras da Transoeste e Transcarioca, a prefeitura inicia amanhã a construção da Transolímpica, que ligará a Barra à Avenida Brasil, em Magalhães Bastos, e, depois, a Deodoro. O corredor terá via expressa com pedágio para carros, e BRT e faz parte dos encargos dos Jogos Olímpicos de 2016.

A primeira de uma série de construções ao longo da Transolímpica será a construção de um viaduto sobre a Avenida Marechal Fontenelle, em Sulacap, que deve durar um ano. A previsão é que em 2012, a prefeitura erga também um segundo viaduto sobre a Avenida Brasil e um terceiro sobre o ramal da SuperVia em Magalhães Bastos e a Estrada São Pedro de Alcântara. Até dezembro, começa a perfuração do túnel sob o Maciço da Pedra Branca.

Com 18 estações de BRT e dois terminais, o corredor fará integração com a Transoeste, na Avenida das Américas; a Transcarioca, na Taquara; e a Transbrasil, em Magalhães Bastos. A previsão é que o corredor fique pronto até 2015. Durante as Olimpíadas, ele fará a ligação da Vila dos Atletas, na Barra, ao Parque Radical de Deodoro. É mais uma obra grandiosa para a melhoria do transporte na nossa cidade e que vai trazer inúmeros benefícios à vida dos cariocas.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Rio é Patrimônio Mundial

Na manhã de domingo, a nossa cidade se tornou, merecidamente, a primeira do mundo a receber o título de Patrimônio Mundial como paisagem cultural, concedido pela Unesco na categoria Paisagem Cultural Urbana. Essa decisão, unânime e inédita, foi anunciada  em São Petersburgo, na Rússia, durante a 36ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial.

O título foi apresentado pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, que destacou locais belíssimos do Rio como o Pão de Açúcar, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo e a Praia de Copacabana, entre outros. A partir de agora, além da honraria, a cidade terá que garantir a manutenção de suas belezas naturais, que contará com o trabalho conjunto dos governos municipal, estadual e federal. Além disso, a Unesco também promoverá ações para a preservação do patrimônio cultural da cidade.

Após o resultado, a presidenta Dilma Rousseff telefonou para o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes. Em nota, ela parabenizou os cariocas pela conquistas e disse que o reconhecimento é um estímulo para a cidade prosseguir em sua trajetória de crescimento. O prefeito Eduardo Paes elogiou a interação entre os cariocas e as belezas naturais e afirmou que o título vai ajudar a preservar a paisagem.

Esta cidade realmente merece!