terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Mulheres da Paz na luta contra o crack

Mais uma vez o Rio de Janeiro está dando o exemplo de que somos capazes de fazer a diferença. A SMAS lançou hoje, dia 31, em parceria com o Ministério da Justiça, o programa Mulheres da Paz, que irá formar 1.250 líderes comunitárias para trabalharem com 2.500 jovens em situação de risco, especialmente com aqueles envolvidos com o crack. São mulheres guerreiras e comprometidas em formar um exército multiplicador da paz, principalmente para atender essas pessoas que precisam de apoio para largarem o vício.  

Cada mulher será responsável pela busca ativa de dois jovens, entre 15 e 24 anos, comprometidos com as drogas ou que estejam cumprindo medidas sócio-educativas ou penas alternativas, para o caso de maiores de 18 anos. Eles também serão encaminhados para oficinas de formação social e educacional e cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura e pelo Governo Federal. O Mulheres da Paz vai acontecer nos sete Territórios da Paz das regiões de Acari, Cidade de Deus, Penha, Santa Cruz, Santa Marta, Senador Camará e Vila Kenedy.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Prefeitura segue com ações no local dos desabamentos

Aos poucos a rotina do Centro começa a voltar ao normal. A Avenida Almirante Barroso foi totalmente liberada ao tráfego de veículos e a Avenida Treze de Maio foi liberada aos pedestres nesta manhã, dia 30, após a instalação de tapumes que cercam os escombros dos três prédios que desabaram na última quarta-feira, dia 25.

A busca pelos corpos continuam. De acordo com o último balanço, 17 corpos foram encontrados nos escombros, sendo que 13 foram identificados. Nossas equipes de assistentes sociais e psicólogos seguem prestando todo o apoio aos familiares das vítimas que se encontram em vigília na Câmara de Vereadores ou no Instituto Médico Legal.

Além da Assistência Social, a Prefeitura mobilizou para a operação as secretarias municipais de Obras, Conservação, Saúde e Defesa Civil e a CET-Rio. Foram retirados, até o momento, aproximadamente 45 mil toneladas de entulho do local. Também foram realizados serviços de manutenção e limpeza em calçadas, fachadas, placas de sinalização e pontos de iluminação.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Prefeitura trabalha no local do desabamento

Após o desabamento de três prédios na noite desta quarta-feira, dia 25, na Avenida Treze de Maio, no Centro do Rio, a Prefeitura mobilizou suas equipes para o trabalho de resgate e assistência às vítimas e seus familiares. São mais de 300 servidores envolvidos no mutirão. A SMAS mobilizou 20 profissionais, dentre assistentes sociais e psicólogos, para atender as famílias das vítimas. Na Câmara de Vereadores foi montada uma estrutura que conta ainda com médicos, enfermeiros e ambulâncias.

O prefeito Eduardo Paes reforçou o pedido para que a população evite o Centro da cidade hoje, pois o acesso a muitos prédios não está permitido, principalmente na avenida Treze de Maio. É preciso que o espaço fique liberado para que os bombeiros e as equipes de resgate possam trabalhar. A prioridade é salvar vidas.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Crack, é possível vencer!

Nesta quinta-feira, dia 26, a Prefeitura do Rio e o Governo do Estado irão participar da assinatura do Termo de Adesão ao programa 'Crack, é possível vencer”, do Governo Federal.

O ato de assinatura irá acontecer no Palácio Guanabara, às 15h. Além da presença do prefeito Eduardo Paes e do Governador Sérgio Cabral, o encontro terá a participação dos ministros da Justiça, José Eduardo Cardoso, da Saúde, Alexandre Padilha, e dos Direitos Humanos, Maria do Rosário.

O Rio foi o primeiro Estado a anunciar adesão ao programa. As ações do programa federal estão estruturadas em três eixos – cuidado, prevenção e autoridade – e serão desenvolvidas de forma integrada com estados e municípios.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Combate ao crack também na Cidade do Samba

A SMAS fez uma nova operação para o acolhimento de população de rua e de combate ao crack na manhã de hoje, dia 23, no entorno da Cidade do Samba. No total foram localizadas 24 pessoas em situação de rua (20 adultos e quatro crianças e adolescentes). Com os acolhidos, as equipes encontraram cachimbos e outros objetos para o consumo do crack. 

A ação teve início na Rodoviária Novo Rio e seguiu pela Av. Rodrigues Alves, até a área dos barracões. Nas próximas semanas as operações serão intensificadas no local. Hoje contamos com o apoio do 5º BPM e da DPCA. Todos os acolhidos foram encaminhados para os abrigos do município.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Sem crack na linha do trem

Na operação de acolhimento à população de rua e de combate ao crack que realizamos na manhã de hoje, dia 19, no Jacarezinho, foram acolhidas 35 pessoas (29 adultos e 6 crianças e adolescentes), porém nenhum dependente químico foi encontrado na cracolândia da linha do trem, local onde os usuários de drogas se concentram.

Esse total de 35 acolhidos no entorno também representa uma diminuição de aproximadamente 60% em relação a penúltima incursão no Jacarezinho, promovida há uma semana. São resultados que demonstram o acerto da estratégia que estamos utilizando no enfrentamento ao crack na cidade. É um trabalho de insistência e que continuaremos a fazer, sempre com o objetivo de salvar vidas.

Desde março do ano passado, realizamos 67 operações em cracolândias e em outros pontos de consumo de drogas no Rio, com o total de 3.386 acolhimentos (2.897 adultos e 489 crianças e adolescentes).

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O Rio comemora a instalação de mais uma UPP

Será inaugurada na tarde de hoje, dia 18, a 19ª UPP do Rio. A nova unidade na comunidade do Vidigal vai beneficiar 30 mil moradores, com a atuação de 226 soldados da PM. Já a UPP da Rocinha está prevista para março. Em três anos, as UPPs atendem cerca de 70 favelas e beneficiam mais de 300 mil moradores e um milhão de cariocas que moram nos bairros vizinhos.

Após a pacificação, o segundo passo é o atendimento das demandas sociais dessas comunidades, que fica por conta da UPP Social. O objetivo é otimizar os recursos aplicados de acordo com as carências de cada comunidade, como a regularizção da oferta de serviços básicos de água, luz, saneamento e coleta de lixo, além de ações voltadas para as áreas de saúde, educação, direitos sociais e serviços urbanísticos. De acordo com o Instituto Pereira Passos, o montante de ações das secretarias municipais nas comunidades pacificadas já representa um investimento de R$ 1,1 bilhão.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Nenhuma criança na cracolândia

Na operação de combate ao crack que a SMAS realizou na manhã de hoje, dia 17, na cracolândia do Parque União, nenhuma criança foi localizada. No total foram acolhidos 19 adultos. Esta foi a 15ª ação na região em 10 meses de trabalho. No ultimo ano, já foram 15 ações naquela região, com o acolhimento de 209 usuários de drogas.

E no mesmo dia em que comemoramos o fato de localizarmos apenas adultos em uma cracolândia, também destacamos a garantia dos direitos dessas crianças e adolescentes com a inauguração de dois novos Conselhos Tutelares na cidade – Bonsucesso e Coelho Neto. A partir de agora o Rio passa a contar com um total de 12 unidades em toda a cidade.

O Rio tem dado o exemplo no enfrentamento ao crack, pois saímos da inércia com o objetivo de salvar vidas. Sempre penso no que faria se fosse um filho meu nessa situação. Eu posso ir até lá e pagar para interná-lo, mas a maioria não tem essa condição. Vamos arregaçar as mangas e continuar trabalhando firme.

Assistência Social retira 19 adultos da cracolândia do Parque União

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realizou na manhã desta terça-feira, dia 17, mais uma operação para retirada de população em situação de rua e de combate ao crack na cidade. Na cracolândia do Parque União foram acolhidos 19  adultos. Nenhuma criança ou adolescente foi encontrado na localidade. Desde o início das operações conjuntas com órgãos de segurança, em 31 de março de 2011, foram realizadas 15 ações no Parque União, com o acolhimento de 209 usuários de crack.

A ação de hoje contou com o apoio de 14 policiais do 22º BPM e de agentes da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). O acolhimento foi realizado por 20 funcionários da SMAS. Durante a operação foram apreendidos cinco tabletes de maconha, facas e material para consumo de crack. Já a Comlurb retirou vinte toneladas de lixo do local.

No dia em que a SMAS inaugura mais dois Conselhos Tutelares na cidade, o secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem, ressaltou o trabalho da Prefeitura do Rio no enfrentamento ao crack.

- A abertura dos Conselhos Tutelares de Bonsucesso e Coelho Neto demonstra que a garantia dos direitos da criança e do adolescente é uma das prioridades da atual gestão da SMAS. O Rio tem dado o exemplo no enfrentamento ao crack. Sempre penso no que faria se fosse um filho meu nessa situação. Eu posso ir até lá e pagar para interná-lo, mas a maioria não tem essa condição. Saímos da inércia com o objetivo de salvar vidas – disse Bethlem.

Com a inauguração dos Conselhos Tutelares de Bonsucesso e Coelho Neto, o Rio de Janeiro passa a contar com um total de 12 unidades em toda a cidade.
Confira abaixo a localização dos dois novos Conselho Tutelares:
Conselho Tutelar de Bonsucesso – Rua da Regeneração, 654
Conselho Tutelar de Coelho Neto – Avenida Brasil, s/nº, no CIEP Antônio Cândeia Filho.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Muito mais oportunidades em 2012

Na manhã de hoje, dia 16, participei de dois eventos voltados para a qualificação profissional de moradores da região da Rocinha, a 1ª Feira de Empregabilidade, promovida pela Prefeitura e projeto Arte Cidadã, e a aula inaugural de mais uma turma da Escola de Hotelaria da SMAS, iniciativa realizada em parceria com a rede Windsor de Hotéis.

É uma satisfação enorme ver tantas empresas parceiras, que estão de portas abertas para aqueles que querem uma oportunidade. Tenho certeza de que os participantes serão bem sucedidos na procura por emprego, nas questões de qualificação profissional e até de informações sobre o mercado de trabalho. A estimativa é que mais de 10 mil pessoas passem pelo local durante todo o dia.
E para aqueles 120 alunos das Escola de Hotelaria, que estão no início dessa caminhada, em busca da qualificação profissional e do emprego, fiz questão de observar que, dos 97 formados na primeira fornada da Escola de Hotelaria, em 2011, 82 já estão empregados ou em vistas de conseguir a vaga. Empenho e a dedicação são fundamentais nessa hora. Com a proximidade de grandes eventos, o Rio precisará cada vez mais de mão de obra qualificada.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O Globo online no Jacarezinho (12/01/12)

O site do jornal O Globo publicou um vídeo muito bom sobre a operação de combate ao crack que realizamos na cracolândia do Jacarezinho na última quarta-feira, dia 11. 

O material foi produzido pelo jornalista Custódio Coimbra que mostra em detalhes a dura realidade dessas pessoas que vivem em condições subumanas em locais como esse.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Cracolândias terão unidades permanentes de atendimento

Conforme matérias publicadas hoje, dia 12, nos jornais O Globo e Extra, nos próximos meses a SMAS, em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, irá criar centros de atendimento a dependentes químicos dentro das próprias cracolândias, nos moldes das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Além do policiamento reforçado nesses locais, é preciso que a assistência social esteja presente permanentemente para prestar o atendimento necessário e encaminhar as pessoas para tratamento A ideia é que a primeira base seja implantada ainda neste semestre, porém o local será definido pela equipe do secretário Mariano Beltrame.

Desde o início das operações de combate ao crack na cidade, em março de 2011, a SMAS já realizou 3.332 acolhimentos (2.849 adultos e 483 crianças e adolescentes). Na manhã de hoje realizamos mais uma operação de acolhimento e de combate ao crack na região de Madureira, onde foram localizados 49 usuários adultos. A ação começou por volta das 7h e contou com o apoio do 9º Batalhão da Polícia Militar.

Os adultos acolhidos na operação realizada em Madureira serão encaminhados para a Unidade Municipal de Reinserção Social, em Paciência, após passarem por um processo de identificação na polícia.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Rio larga na frente contra o crack


Matéria do jornal O Dia desta quarta-feira, dia 11, anuncia que a SMAS vai disponibilizar 80 novas vagas - em quatro novas unidades – para o atendimento de crianças e adolescentes com dependência química. Atualmente contamos com 160 leitos em cinco abrigos especializados. Também vamos criar mais 14 equipes para o acompanhamento a usuários e seus familiares, principalmente para aqueles que deixarem abrigos e hospitais, além dos novos consultórios de rua que serão abertos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Rio foi escolhido pele Governo Federal para implementar primeiramente o plano nacional de combate ao crack principalmente por causa das ações conjuntas entre as polícias Civil e Militar, e órgãos de saúde e assistência social do estado e município, que vêm sendo desencadeadas desde o ano passado. Acredito que esse passo importante que estamos dando é resultado da articulação entre os governos, além da participação da sociedade civil.

Na manhã de hoje realizamos mais uma operação de combate ao crack no Jacarezinho, onde acolhemos 88 usuários – 80 adultos e 8 crianças e adolescentes. Todos foram encaminhados para as unidades da Rede de Proteção Social do Município.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Mais abordagens, menos população de rua

Conforme nota publicada na coluna de Ancelmo Gois (O Globo), desta terça-feira, dia 10, a SMAS fechou 2011 com um aumento de 63% nas ações de atendimento à população em situação de rua, na comparação com anos anteriores. No último ano foram realizadas 21.402 abordagens, contra 13.190, em 2010, e 12.650, em 2009.

Esse aumento à intensificação das ações diárias de acolhimento e ao início das operações de combate ao crack, nos principais pontos de consumo da droga na cidade. Para 2012, a ideia é reforçar ainda mais as operações, contando com o apoio do Governo Federal ao trabalho que vem sendo desenvolvido no Rio.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Ele pede ajuda para largar o crack

Durante a operação de acolhimento e de combate ao crack que a SMAS realizou no Centro, na manhã desta segunda-feira, dia 9, mais uma vez fomos surpreendidos por um usuário de crack pedindo ajuda para se livrar da droga. O homem R. C., de 45 anos, já havia sido acolhido por oito vezes e nesse último contato com os profissionais decidiu tomar a iniciativa para tentar largar o vício. “Vou por conta própria. Vejo as equipes da Prefeitura diariamente nas ruas. Nas vezes anteriores fui, tomei banho, me alimentei e voltei. Agora, quero me tratar e tentar sair dessa vida”, disse ele.

Esse fato não é comum, mas já está se tornando frequente. A presença diária das nossas equipes nas ruas está provocando isso. Não é raro encontrarmos adultos e jovens dispostos a seguirem com os profissionais da Assistência Social, pessoas que eles já conhecem e que tiveram contato mais de uma vez.

Na ação no Centro foram acolhidas 45 pessoas (34 adultos e 11 crianças e adolescentes). No sábado, dia 7, uma outra operação, realizada em Manguinhos, retirou 19 usuários da cracolândia, todos adultos.
Após o processo de identificação na polícia, todos os acolhidos são encaminhados para as unidades de abrigamento da Rede de Proteção Especial do município. Os adultos vão para o abrigo de Paciência e as crianças e os adolescentes para a Central de Recepção Carioca, no Centro. Aqueles menores que forem identificados com alto grau de comprometimento com a dependência química são conduzidos para tratamento em uma das quatro unidades de abrigamento compulsório.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Programa federal de combate ao crack começará no Rio

O Plano de Enfrentamento ao Uso do Crack e outras Drogas, do Governo Federal, começará a ser implantado no Rio. As ações estão previstas para começarem dia 18, tendo como ponto de partida as cracolândias do Jacarezinho e de Manguinhos. A decisão foi acertada durante uma reunião que aconteceu na última quarta-feira, dia 4, no Palácio Guanabara, entre representantes dos governos federal, estadual e municipal.

No último ano, só no Jacarezinho, realizamos 1.115 acolhimentos, em 16 incursões, a última dela com a participação da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Luka Mikki. Em Manguinhos, foram quatro operações, com o total de 269 acolhimentos de adultos, jovens e crianças.

Desde o dia 31 de março de 2011, a SMAS já realizou no total, em diferentes pontos da cidade, 3.195 acolhimentos (2.580 adultos e 475 crianças e adolescentes).

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

SMAS acolhe 51 pessoas no Parque União e na Rodoviária

Realizamos na manhã de hoje, dia 5, mais uma operação de acolhimento e de combate ao crack no Parque União e na região da Rodoviária. No total, foram retiradas das ruas 51 pessoas – 50 adultos e um adolescente. A ação contou com a participação de 20 servidores da SMAS, dentre educadores, assistentes sociais e psicólogos, e teve o apoio da DPCA. As equipes percorreram pontos de consumo de crack onde localizaram um grande número de facas e cartões de crédito.

Nas próximas semanas a SMAS irá intensificar as operações nesses locais, incluindo também a região da Central do Brasil. Todas as pessoas retiradas das ruas são encaminhadas para as unidades da Rede Acolhedora do município onde recebem assistência e passam por avaliações clínica e psicológica.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Seleção para o projeto Mulheres da Paz

A SMAS começou hoje, dia 3, a primeira etapa do processo seletivo do projeto Mulheres da Paz. A iniciativa, integrante do Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci), capacitará 1.250 beneficiárias que atuarão como líderes em suas comunidades para a identificação e o acompanhamento de 2.500 jovens, com idades entre 15 e 24 anos, que estejam no cumprimento de medidas socioeducativas, de penas alternativas, envolvidos com o crack, entre outras situações de vulnerabilidade social na cidade do Rio de Janeiro. 

Para fazer para fazer parte do programa é necessário idade mínima de 18 anos, renda familiar até dois salários mínimos, pertencer à comunidade de intervenção do projeto e disponibilidade de 12 horas semanais para participar das atividades. Mais informações podem ser obtidas no site www.rio.rj.gov.br/smas.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Mais inclusão para quem precisa

Iniciamos 2012 com bons motivos para comemorar, pois encerramos o ano que passou com números bem expressivos no trabalho de inclusão das famílias mais pobres do Rio nos programas de transferência de renda da Prefeitura e do Governo Federal. O Cartão Família Carioca, por exemplo, já chegou a 97.951 famílias inscritas e 60.645 visitas domiciliares realizadas. O Bolsa Família já registra 194.386 inscrições e o Cadastro Único, sistema que viabiliza todos esses benefícios, só no último ano aumentou em 53.859 o número de famílias cadastradas, totalizando 329.037.