terça-feira, 27 de novembro de 2012

Fizemos a nossa parte, agora é com a Dilma. #VetaDilma!

Ontem, cerca de 200 mil pessoas participaram da passeata para que a presidente, Dilma Rousseff, vete o projeto de redistribuição dos royalties do petróleo. No melhor estilo carioca, a manifestação reuniu moradores do Rio e de todas as cidades do estado, políticos, artistas, atletas, enfim, pessoas que tomaram a Avenida Rio Branco em defesa do Rio e a favor de que a presidente vete o projeto de lei que altera a redistribuição dos royalties.

A passeata contou com trios elétricos, integrantes de baterias das principais escolas de samba do Rio, e shows de vários artistas que se apresentaram no palco montado na Cinelândia. Nem a chuvinha fina atrapalhou.

A mobilização foi importante para a gente mostrar o que esse projeto pode causar de danos ao Estado do Rio e do Espírito Santo, caso não seja vetado por Dilma. A perda de dinheiro dos royalties vai inviabilizar, por exemplo, no caso do município do Rio, projetos importantes como a implantação de novas UPPs, a expansão do metrô, o bilhete único, a merenda escolar e as Olimpíadas de 2016.

No Estado, apenas no ano que vem, o rombo será na faixa dos R$3 bilhões. Projetos de inclusão social, a conservação das rodovias e a manutenção das frotas da Polícia Militar, por exemplo, são alguns dos programas que serão cortados pelo governo do Estado já em 2013, para compensar parte das perdas de receita com os royalties.

Nos municípios exploradores, como Macaé e Campos dos Goytacazes, por exemplo, a situação será ainda pior. Se esse projeto não for vetado, Macaé vai ter uma perda já em 2013, de 26% para 15%, caindo para até 4% em 2020. Isso, sem contar a inconstitucionalidade desse projeto, que fere contratos já firmados anteriormente.

O que ninguém lembra é que o petróleo é o único produto que não é cobrado ICMS na fonte. O carro produzido em São Paulo paga o ICMS lá em São Paulo, o arroz do Rio Grande do Sul paga ICMS lá no Rio Grande do Sul. No nosso caso isso não acontece. O Estado do Rio é proibido de cobrar ICMS sobre o petróleo. Além de vários outros fatores, os royalties foram criados para compensar essa perda.

Então, tirar os royalties dos estados do Rio e Espírito Santo é um oportunismo e um roubo descarado. O que está em jogo não é uma questão de bairrismo, é simplesmente uma questão de justiça! Ontem, fizemos a nossa parte. Agora, só nos resta torcer para que a presidente Dilma vete esse projeto. #vetaDilma!!

0 comentários: