terça-feira, 21 de agosto de 2012

Todos contra as drogas!

Fiquei muito feliz ao ver mais uma vez o brilhante trabalho realizado pelo psiquiatra e presidente da Associação Brasileira de Alcoolismo e Drogas (ABRAD), Jorge Jaber, que na semana passada participou de uma ação inédita junto com a Força Aérea Brasileira (FAB), na Região Sul do País.

Para quem não lembra, quando eu estava à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social, foi Jaber quem deu consultoria e nos ajudou a iniciar a nossa luta no combate ao crack. Ele, que trabalha com dependência química há mais de 30 anos e conhece muito bem os riscos e consequências do vício, orientou sobre o abrigamento compulsório, medida adotada pela prefeitura do Rio para salvar nossas crianças e adolescentes dessa droga maldita.

Jorge Jaber e um grupo de profissionais da ABRAD foram fazer um trabalho de prevenção ao abuso de substâncias químicas junto com pais, educadores, profissionais de saúde e crianças na região do Chuí, Foz do Iguaçu, Porto Alegre e Canoas. Foi uma iniciativa inédita da FAB, que além de combater o tráfico de drogas vigiando o nosso espaço aéreo, participou pela primeira vez de um trabalho preventivo. O assunto tem que ser tratado não só como uma questão de segurança, mas também como uma questão de saúde pública. A ideia é que os jovens conheçam os malefícios e não fiquem seduzidos com a droga. Por isso as palestras são lúdicas e animadas para que todos aprendam brincando.

Temos que dar os parabéns à iniciativa da FAB e ao trabalho realizado pelo Jaber, que agora está firmando convênio de cooperação com instituições e prefeituras para que a ação preventiva se torne permanente e ele e a equipe levem o modelo de atendimento a dependentes químicos e familiares que realiza na Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, no Rio, a outros municípios. São ações como essa que precisam ser seguidas e colocadas em prática em todo o País.

0 comentários: