quinta-feira, 19 de julho de 2012

De olho nas operadoras

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tomou ontem uma decisão inédita: proibiu a venda de novas linhas de três empresas de telefonia celular, a Claro, a TIM e a Oi. A partir de segunda-feira (23), a Tim não vai poder vender novos chips no Distrito Federal e em 18 estados, incluindo o Rio de Janeiro. A Oi, em cinco, e a Claro, em três, inclusive em São Paulo, o maior mercado do país. A proibição das vendas foi tomada após avaliação das empresas nos últimos seis meses. Um dos maiores problemas é a interrupção das chamadas no meio do telefonema, assim como a quantidade de reclamações dos consumidores que não são resolvidas.

A notícia surprendeu a todos. Esta é a primeira vez que são suspensas as vendas de três operadoras de uma só vez. Somadas, elas detêm 70% do mercado de telefonia móvel no país. Mas é muito importante que a agência tome medidas como essa ao comprovar que as operadoras não estão cumprindo os serviços. Fiz um requerimento à Anatel pedindo uma série de dados sobre o funcionamento de todas as operadoras no RIO. Dependendo da resposta, vou pedir a proibição da venda de todos os chips no RIO até que o serviço melhore.

A partir de agora, a operadora que não respeitar a proibição vai pagar multa de R$ 200 mil por dia. E para voltar a vender, as empresas têm que apresentar em até 30 dias, um plano detalhado de melhoria da prestação de serviço, que leve em conta a melhoria na rede, a diminuição drástica no número de não-completamento de chamada e, principalmente, solucionar o problema das reclamações nos call centers. A Anatel está cumprindo o seu dever. As empresas têm que atender bem o cliente, e o consumidor não pode ser lesado. Estamos de olho! 

0 comentários: