sexta-feira, 25 de maio de 2012

Mais cidadania aos moradores do Santo Amaro

Clique na imagem acima para visualizar seu álbum de fotos.

Uma semana após a ocupação social do Morro Santo Amaro, Zona Sul da cidade, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em conjunto com a Força Nacional e demais órgãos governamentais e de segurança pública, apresentam os principais resultados da iniciativa pioneira, que faz parte do programa “Crack, é possível vencer”, do Governo Federal.

Desde a madrugada do último dia 18, quando agentes das polícias Militar e Civil tomaram a comunidade, preparando terreno para atuação da Força Nacional de Segurança, profissionais da SMAS trabalham incessantemente para atender às principais demandas sociais de moradores do Morro Santo Amaro. A SMAS já realizou até o momento 840 acolhimentos, sendo 789 adultos, 51 crianças e adolescentes.

Dentre os retirados das ruas, pelo menos seis pessoas ficaram detidas após identificação na 9ª DP (Catete). Nos primeiros dias de ocupação foram apreendidas 18 facas, 12 cachimbos e pequena quantidade de crack, cocaína e maconha. Além disso, uma cracolândia foi desmantelada no alto do morro, assim como uma estação clandestina de TV a cabo. Agentes de segurança encontraram ainda radiotransmissores e bombas caseiras no interior da comunidade.

Assistentes sociais, psicólogos, educadores e agentes comunitários de seis centros de assistência social do município já realizaram 711 atendimentos sociais a moradores da comunidade. Dentre as principais demandas estão a inserção em programas sociais como Bolsa Família e Cartão Família Carioca, além de orientações para questões jurídicas, fundiárias, para emissão de documentos, dentre outras. A comunidade está muito receptiva e aceitando bem a presença das forças de segurança. Os serviços da prefeitura vão chegar, cada vez mais, à região. Estamos preparando um cartilha educativa para orientar a todos sobre esse novo momento. Antes, os moradores do Santo Amaro viviam sob o império do tráfico. A partir de agora, vão conhecer e usufruir dos seus direitos.

A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, também, iniciou um mutirão de serviços. A operação prevê a reformulação de 150 pontos de luz , aumentando a luminosidade das vias em até 40% e manutenção de outros 900 pontos de luz, substituindo as lâmpadas apagadas e as que permanecem acesas durante o dia. Já foi concluída a manutenção em 69 pontos de luz e reformulação de outros 51. Com relação à limpeza urbana, a equipe de 40 garis da Comlurb deu início à limpeza, roçada, remoção de escombros, entulhos e controle de roedores. Seis toneladas de lixo foram retiradas. A Coordenadoria Geral de Conservação concluiu os serviços de reposição asfáltica, pintura recuperação de calçamento em pedras portuguesas e na manutenção do sistema de drenagem, com a limpeza de 50 caixas de ralo.

A partir de próxima semana, as mulheres do santo Amaro vão contar com mais um serviço. A Polícia Civil vai levar para a comunidade o ônibus da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, o DEAM Itinerante, que vai garantir às mulheres vítimas de violência doméstica e sexual mais uma oportunidade para que elas criam coragem para denunciar os parceiros.

0 comentários: