sexta-feira, 18 de maio de 2012

Crack, é possível vencer

A união de esforços e a articulação de integrada de ações, com participação de agentes públicos dos governos federal, estadual e municipal, impuseram na manhã de hoje um revés acachapante ao ao tráfico de drogas no Morro Santo Amaro, no Catete. A comunidade, habitada por 1500 famílias (cerca de 5000 pessoas) em sua maioria vivendo abaixo da linha de miséria absoluta, faz parte do projeto piloto para instalação ali de uma unidade de tratamento a usuários do crack, que contará com 200 profissionais de saúde, assistentes sociais, psicólogos, educadores. 

A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, faz parte do convênio firmado pela Prefeitura do Rio e o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, dentro do Programa: “Crack, é possível vencer”. 
 
O projeto de tratamento de desintoxicação e reinserção social prevê ainda atendimento psicológico e assistencial aos familiares dos usuários de crack com acompanhamento monitorado. O posto atenderá moradores da comunidade e dos bairros vizinhos: Catete, Glória, Flamengo e Santa Teresa. Percebemos que a droga passou a atingir mais pessoas, de diferentes perfis, o que demanda uma ação integrada de saúde, segurança pública e inserção social. 

No Santo Amaro vamos instalar um posto permanente para atendimento de vários usuários. Será o primeiro de uma série de unidades especializadas combate sem tréguas, 24h por dia, ao crack. Será um combate sem tréguas, 24h por dia. E se estenderá outras áreas da cidade.


Confira a matéria do jornal O Globo (18/05/12).

1 comentários:

Anônimo disse...

São grandes os desafios que só estão sendo possíveis vencer graças à visão estratégica do nosso Secretario Rodrigo Bethlem a frente da brilhante equipe da Smas, para isso tb contamos com o apoio da população, da sociedade, das familias, nesta luta incansavel contra o consumo de crack, eu estou fazendo a minha parte e vc? o que tem feito, tem conversado com seus filhos e amigos sobre esse assunto, abraço Eneas Abreu