sexta-feira, 4 de maio de 2012

'Contra o vento, sem lenço e sem documento'

No auge do Tropicalismo, no final da década de 60, Caetano Veloso eternizava na música Alegria, Alegria versos tão contemporâneos, ideais para os últimos dias: 'Caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento ... Me enche de alegria e preguiça...”. Como naquele ano, a polêmica se instalou. De um lado, os militares do regime, de outro, a aprovação da opinião pública. 

Agora, um ato isolado e equivocado de agentes públicos da Lei Seca, de outro, a sensibilidade do prefeito Eduardo Paes, que, nesta segunda-feira, dia 7, publica decreto municipal equiparando as bicicletas elétricas às demais, reafirmando serem todas iguais como meio de transporte ecologicamente correto, com liberdade de circulação pelas ruas e ciclovias da cidade, sem necessidade de habilitação específica e capacete.

Defendo a bicicleta, elétrica ou não, como sendo o veículo de transporte ideal para deslocamentos entre bairros da nossa cidade para andar à vontade, sentindo o vento no rosto, nos momentos de lazer ou mesmo nas idas e voltas do trabalho. Um transporte ecológico, que não polui, observa parâmetros de sustentabilidade. Especialmente, no momento em que a cidade recebe lideranças mundiais, movimentos ambientalistas, chefes de governos
e de estado para discutir, na Rio+20, os destinos do planeta e as consequências do efeito estufa e outras rupturas do equilíbrio ambiental maléficos ao homem.

A bicicleta, sem dúvidas, tem a cara do Rio. Parabéns prefeito Eduardo Paes por sua sensibilidade cultural e percepção contemporânea de futuro na nossa sociedade globalizada!

0 comentários: