sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Redução de 78% no acolhimento de crianças e adolescentes nas cracolândias

Em mais uma operação de combate ao crack, realizada pela SMAS na manhã desta sexta-feira, dia 14, nas comunidades de Manguinhos e Mandela, foram retiradas das cracolândias, 78 pessoas (71 adultos e 07 crianças e adolescentes). Os números apontam uma redução de 78% no acolhimento de menores, já que na última ação realizada no local foram 31 crianças e adolescentes acolhidos (Operação Manguinhos e Jacarezinho, em 22/09).

A ação começou por volta das 7h e contou com a participação de mais de 80 profissionais – 30 policiais do 22º BPM, 13 da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente e 40 funcionários da SMAS. Nas buscas realizadas pela polícia, um menor foi localizado portando uma pistola. Também foram encontrados cachimbos para o consumo do crack, facas e canivetes.

Após o processo de identificação na polícia, todos os acolhidos serão encaminhados para as unidades de abrigamento da Rede de Proteção Especial do município. Os adultos irão para o abrigo de Paciência e as crianças e os adolescentes para a Central de Recepção Carioca, no Centro. Aqueles menores que forem identificados com alto grau de comprometimento com a dependência química serão conduzidos para tratamento em uma das quatro unidades de abrigamento compulsório.

Desde o dia 31 de março, a SMAS já realizou no total, em diferentes pontos da cidade, 2.191 acolhimentos (1.831 adultos e 360 crianças e adolescentes).

0 comentários: