quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Acolhimento adequado e qualificado

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) concluiu, em relatório, recomendar ao Governo do Estado do Rio o fechamento do Instituto Padre Severino, na Ilha do Governador. A unidade de acolhimento, com 57 anos de existência, colecionava extenso histórico de práticas inadequadas, reclamações, conflitos, maus-tratos e violências contra menores infratores.

O próprio CNJ entende que os problemas do Padre Severino não são exclusivos do Rio de Janeiro, fatos semelhantes ocorrem em outras unidades da federação visitadas. Porém, o Governo do Estado já anunciou que o novo projeto para a instituição prevê a construção de novas instalações - mais modernas e obedientes aos padrões de exigências -, voltadas à ressocialização dos adolescentes em diferentes atividades, com a atuação de equipes formadas por médicos, assistentes sociais, psicólogos e educadores capacitados e treinados para esse atendimento.

Essa visão sobre a necessidade da melhoria da configuração física das instalações que acolhem e trabalham a ressocialização desses jovens também tem norteado as ações implementadas pela SMAS no atendimento a menores em situação de risco. São crianças e jovens acolhidos durante nossas operações nas cracolândias e outros cenários onde o poder público tem que se fazer presente para preservar a integridade desses menores, que precisam ter a garantia futura de oportunidades.

0 comentários: